Apesar do cenário preocupante em todo o mundo, a pandemia nos trouxe um certo tempo livre para cuidar da saúde e adotar hábitos mais saudáveis. Confira agora como manter uma rotina saudável neste momento.

 

São raros os momentos em que não estamos sufocados em nossos problemas da vida adulta como não atrasar para o trabalho, pagar todas as contas em dia e por aí vai.

 

Entretanto, mesmo que o momento seja preocupante, saiba que é possível levar uma rotina saudável e usar esse raro tempo livre a seu favor.

 

Ter uma vida saudável envolve muita coisa como alimentação, momentos de lazer e descanso. Porém neste momento de quarentena, como adotar hábitos saudáveis? Veja agora com 5 dicas separadas exclusivamente para você!

 

1 – Alimente-se bem

 

Geralmente nos alimentamos mal devido à correria do dia a dia, mas agora que há tempo livre não existem motivos para almoçar hambúrguer, não é mesmo?

 

Foque em uma alimentação saudável e no consumo de macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras insaturadas.

 

Os benefícios de uma alimentação saudável são inúmeros, sendo os principais:

 

  • Melhora significativa do humor;
  • Mais qualidade de sono;
  • Controle do peso corporal;
  • Mais disposição;
  • Equilíbrio hormonal;
  • Prevenção de doenças.

 

Antes de alterar seus hábitos alimentares vá o nutricionista para que tudo ocorra bem.

 

2 – Priorize o sono

Segundo inúmeros estudos científicos, o corpo necessita descansar cerca de 7 a 8 horas por noite no mínimo. 

O sono funciona como um “remédio natural”, pois quando realizado com qualidade faz bem à saúde mental e regeneração do corpo de uma maneira geral como metabolismo, por exemplo.

 

Dormir bem traz diversos benefícios à saúde, como: 

 

  • Melhora da capacidade mental e física;
  • Melhora do raciocínio cognitivo;
  • Favorece à saúde cardiovascular;
  • Regula os eixo hormonal.

 

Já as famosas noites em claro culminam em irritação, falta de atenção e memória, alteração do humor e descontrole de peso.

 

3 – Visite o médico

Muitas doenças que aparecem ao longo da vida podem ser evitadas ou curadas se as visitas ao médico forem feitas com certa frequência.

 

Por isso, se possível, conte com um convênio médico de qualidade e que caiba no seu bolso a fim de facilitar suas idas ao consultório.

 

É um grande erro marcar uma consulta apenas quando os sintomas estão aparentes, o ideal é investir em prevenção, sempre. Para isso, conte com um plano de saúde odontologico que tenha boa cobertura.

 

4 – E o dentista

 

Idas regulares ao dentista são fundamentais não só para a parte funcional do corpo, mas também para estética e autoestima. Ou seja, um plano odontologico vai muito além das correções.

 

Além disso, ir ao dentista não é importante somente para à saúde bucal, uma vez que diversas complicações cardíacas e até mesmo psicológicas têm relação com a boca.

 

A boca do ser humano é a porta de entrada de todos os alimentos e sendo assim, é natural que haja acúmulo de bactérias que podem desencadear em doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

 

Por isso, visite o seu dentista regularmente para prevenir doenças. Conte com um convênio odontologico individual de qualidade.

5 –  Faça exercício regularmente

 

Neste momento de quarentena é natural que o psicológico fique sobrecarregado, afinal estamos presos em casa, muitas vezes sem interação com pessoas, sono desregulado e tendo que responder aquele chefe chato que quer fazer reunião todo dia para falar a mesma coisa.

 

Por esses motivos, praticar exercícios é uma boa forma não só de mudar a rotina mas também fazer bem ao corpo e ao psicológico.

 

Não há a necessidade de comprar pesos, esteira ou bicicleta, na verdade praticar exercícios na quarentena é mais fácil do que se pensa.

 

Uma boa dica é: baixe aplicativos de fitness caso você não tenha conhecimento sobre os movimentos ou então faça o exercício que melhor lhe agrada, pode ser uma dança, pular corda ou alongamento, por exemplo.

 

6 – Persista nos novos hábitos

 

Nenhuma mudança é simples, até porque sair da zona de conforto não é algo natural do ser humano. 

 

O importante é que você se prepare e comece aos poucos, assim os benefícios para a saúde vão surgindo gradativamente gerando a sensação de prazer.

 

Apesar do momento exigir que não se saia de casa, é interessante também cercar-se de pessoas com o mesmo propósito, isso minimiza as chances de desistência.

 

Já que não é possível encontrar amigos, entre em grupos que tratam sobre o assunto e interaja com pessoas que têm o mesmo objetivo que você.

 

Sua saúde importa

 

Neste conteúdo você conferiu 6 dicas incríveis para adotar hábitos saudáveis na quarentena e torná-la um pouco mais prazerosa.

 

Portanto, não se esqueça: foque em uma alimentação saudável, durma bem, realiza exames de rotina, tenha um bom plano de dentista, pratique exercícios e se dê novas chances.

Por fim, as dicas deste conteúdo vão sim te ajudar, porém não excluem o auxílio de um profissional capacitado. 


Então, ao tomar decisões relativas à sua saúde, procure sempre por profissionais qualificados e que proponham acompanhamento exclusivo a você.

Responder