Possivelmente uma das maiores falhas do nosso ensino é que chegamos na idade adulta sem nunca ter uma instrução formal de como lidar com dinheiro. Para isso serve a alfabetização financeira.

Até porque lidar com dinheiro é algo muito natural, e parte da nossa vida. Por isso que é incompreensível como este ensinamento tem sido desvalorizado e pouco incentivado. 

Portanto, veremos neste artigo do que se trata alfabetização financeira, e mostraremos porque ela faz toda diferença.

 

Alfabetização financeira – Tudo começa por aqui

Falar de alfabetização financeira nos passa uma imagem que nos remete aos bancos escolares, ao momento em que começamos a aprender as primeiras letras.

Da mesma forma que uma pessoa analfabeta, no sentido clássico, não consegue ler tampouco compreender o que está escrito, um analfabeto financeiro não consegue ter compreensão ou controle de suas próprias finanças.

E assim voltamos ao assunto do início deste artigo. Nós deveríamos reavaliar de que forma nós estamos ensinando (ou não ensinando) às pessoas este aspecto tão importante da vida.

Por isso que a alfabetização financeira é essencial. Entender não apenas como poupar, mas conceitos relevantes como tomadas de decisão com as  finanças pessoais e investimentos.

 

Lidando com dinheiro – um eterno dilema

Se não possuímos conhecimento de alfabetização financeira estaremos inevitavelmente submetidos à duas situações bem desconfortáveis:

  • Não seremos capazes de julgar de forma crítica informações que recebemos sobre finanças;
  • Não vai estar preparado para lidar com as dificuldades econômicas e financeiras que podem aparecer ao longo da vida. e vão aparecer, acredite.  

 

“Mas”, você pode contra argumentar, “já não existem especialistas no assunto? Então porque eu deveria me preocupar com isso? deixe para eles”.

Bem, os profissionais podem não estar certos, não conhecerem bem a sua situação financeira e seu perfil de gastos, ou simplesmente terem má-fé na hora de dar conselhos.

Não importa a opção, o certo é que você sai perdendo em todas elas. É como diz um ditado árabe: “confia em teu Deus Alá, mas também amarre vosso camelo”.

Lidar de forma sábia com seu negócio também faz parte disso. Equalizar os gastos e, assim, investir em você mesmo, faz parte de uma boa alfabetização financeira.

Por isso que o investimento no Portal Ouro branco, para quem mora em Ouro Branco e região, é uma forma inteligente de atrair mais lucratividade para seu empreendimento. Mas vamos abordar isso mais à frente. 

 

Os eixos da alfabetização financeira

Falar de alfabetização financeira é menos simples do que parece mas, com um pouco de esforço, é possível compreender. 

Podemos começar com os principais eixos da alfabetização financeira. Um deles é o Conhecimento Financeiro.

Aqui falamos de toda a quantidade de informações que você consegue aprender relacionado à finanças.

Lembrando que é uma atitude que parte de você adquirir e acumular este conhecimento.

As fontes são abundantes. Você pode coletar conhecimento em:

  • Livros;
  • Vídeos na internet;
  • Palestras;
  • Empresas especializadas;
  • Programas governamentais;

E por aí vai, sempre se certificando se as pessoas que estão passando estas informações para você possuem reconhecimento no mercado. É importante se distanciar de charlatões e aventureiros.

Em seguida, o próximo eixo é o Comportamento Financeiro. Basicamente, é colocar nossos conhecimentos em prática.

É tentar usar o que aprendemos na prática. Tentar guardar dinheiro para uma viagem, por exemplo. Ou para fazer um curso.

E, por final, temos a Atitude Financeira. Mais filosófica, ela envolve uma série de princípios e práticas que você vai assumir na sua vida daqui para frente.

Por exemplo, você definiu que não vai entrar no cheque especial, mesmo que uma promoção “imperdível” apareça. É ter determinação e atitude em frente aos desafios do dia a dia.

 

Tenha atitude financeira e empreendedora: invista no Portal Ouro Branco.

Se você quer seguir os passos da alfabetização financeira, vai descobrir que investir é geralmente a melhor forma de utilizar seus recursos.

Por isso que o Portal Ouro Branco é uma grande opção para você. Atendendo toda a região de Ouro Branco, ele permite que você mude os anúncios na hora que quiser. 

Isso lhe dá versatilidade para ver o que está funcionando para o seu negócio. Além de ser o seu endereço na Internet! Então entre entre aqui no site do Portal Ouro Branco e conheça as vantagens! Adicione o seu anúncio

Mude de mentalidade – Venha para o portal Ouro Branco!

Siga o Portal Ouro Branco no Instagram

Responder