Dia do trabalho é uma data importante para reflexão uníssona do que ele representa na sociedade e vida de cada um.

No dia primeiro de maio do ano de 1886, em Chicago nos Estados Unidos, uma gigante paralização foi instigadora para que essa data se transformasse em um marco.

Cidades da Europa também aderiram aos movimentos de greve, levando a violentos confrontos que resultaram em mortes, prisões e desaparecimentos.

Conforme a história, trabalhadores eram explorados e expostos a condições de trabalho insalubres e desumanas.

Em muitos casos, deveriam cumprir jornadas de 15 horas exaustivas e pouco recompensadas monetariamente.

Muita coisa mudou desde 1886, e o trabalhador elegeu representantes e entidades para lutar com mais veemência por direitos.

Dia do trabalho e o trabalhador

O trabalho é um instrumento para dignificar o ser humano. Através e por ele, aprendemos a conviver, a cumprir exigências e a seguir procedimentos.

A busca por um trabalho é uma das situações mais desafiadoras enquanto pessoas.Especialmente quando dependemos totalmente de um para prover alimento para si e família.

Ainda, lamentavelmente, em muitos lugares pessoas são ‘escravizadas’ para cumprir jornadas soberbas e insípidas de trabalho.

De outro lado, o retorno financeiro pela labuta, na maioria dos casos é pequena para atender demandas (as vezes bem básicas) de subsistência.

Seria mágico poder trabalhar no que gosta e ainda receber – um bom salário – por isso. Seria perfeito se jovens pudessem ter mais tempo para se preparar para desbravar o mercado de trabalho.

Enfim, comemorar neste primeiro de maio o Dia do Trabalho não será fácil para mais de 13 milhões de pessoas (só aqui no Brasil), que de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o número acumulado de desempregados até fevereiro/2019.

O trabalhador precisa de reconhecimento incondicional, deve ser respeitado e como pessoa ter direito a mais perspectivas.

Por fim, para aqueles que estão se preparando para o mercado, cheios de esperança e entusiasmo, e que por motivos aleatórios, que inclui se preparar, estão otimistas, neste dia, cabe uma reflexão proposta por Confúcio:

“Escolha um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

Do Portal Ouro Branco para o Brasil: Parabéns ao povo brasileiro que se dedica ao trabalho!

Responder