Instagram é conhecido como uma plataforma amigável para impulsionar vendas. Mas será que funciona?
Zero de investimento e potencialmente abrangente, o irmão preferido do Facebook deixou de ser apenas um grande porta-retrato para se tornar uma janela de oportunidades para quem deseja vender produtos e serviços.
Desde que foi lançado no ano de 2010, após Kevin Systrom juntamente com Mike Krieger desenvolverem o aplicativo, onde se permitia apenas imagens literalmente no estilo de fotos Kodak, boas mudanças ocorreram até agora.
Aos poucos a popularidade do Instagram associada a mudanças como novos formatos de imagens e inclusão de vídeos, instigaram o uso da mídia para oferta de produtos.
Mensagem comercias ganharam formatos dinâmicos, inclusive com apelos cheios de interatividade que até celebridades são pagas para mandar recados sobre marcas e preferências.
Mas, será que o Instagram realmente vende?
De acordo com alguns experts em Marketing Digital, inclusive Nell Patel, sim o Instagram vende, e muito. Pois trata-se de uma mídia crescente, que absorve grande público online e que gera interação.
Contudo, estratégias certeiras devem ser pensadas e seguidas para vender no Instagram.
Podemos apontar 5 principais:
- O perfil a ser utilizado deve ser público: Um perfil privado não levará seu produto/negócio a lugar algum;
- Lembre-se das Hashtags: Esse recurso serve para criar vínculos com afins do seu negócio;
- Não esqueça de contribuir com vídeos: Mesmo que curtos, o que vale é que existam;
- Contribua com se público: Seguidores sempre esperam algo ou alguma coisa do líder (neste caso você, anunciante), então interaja com positividade;
- Capricho em tudo que postar: Principalmente nos conteúdos (imagens e textos), não use o espaço para bobagens e futilidades, lembre-se de construir afinidade com seu público.
Instagram propaga negócios
Uma outra dica importante para usar o Instagram para vender mais é elaborar uma estratégia de postagem focada em um funil de vendas.
Sendo assim, respondemos a pergunta acima, porque se no ano de 2018, dados indicaram que mais de 700 milhões de pessoas no mundo usaram o Instagram mensalmente…ao certo sabemos que este número tende a crescer.
O que nos leva a uma certeza: Não dá para desperdiçar todo o potencial que o Instagram tem para aumentar vendas.