Internet – Sem dúvida uma das invenções humanas mais proeminentes dos últimos tempos.

No dia 12 de março, a internet, completou 30 anos e a perspectiva é que muitos outros ainda virão. Muita coisa mudou nestas 3 décadas e naturalmente Tim Berners-Lee (a quem se deve o título de inventor da web) lá nos anos 80, jamais poderia imaginar o tamanho da repercussão deste mecanismo.

Uma alternativa para armazenar diferentes documentos era a ideia central de Tim com a web, que propusera em um congresso como projeto, parte da CERN – Organização Europeia Pesquisa Nuclear.

Dando continuidade aos projetos de integração de dados da Defesa Americana, iniciados em 1969 (onde a ideia inicial de internet teve origem), a web se popularizou nos Estados Unidos e posteriormente Europa.

No Brasil, podemos destacar a década de 80 como período de projeção da web. Inicialmente era restrito a pesquisadores, alguns professores e universidades, sendo que foi no Laboratório Nacional de Computação Científica o registro da primeira conexão.

Entretanto, com a conexão móvel (anos 2000) ela se popularizou, fazendo parte do cotidiano de grande quantidade de pessoas no Brasil e no mundo.

A internet e as muitas descobertas

No início, a internet servia apenas para atender demandas do governo dos Estados Unidos, contudo, um dos fatos mais marcantes desta conjuntura foi a configuração HTML5.

Sem dúvida uma via de otimização pontual da web, que a levou para um patamar irrefreável com conectividade, segurança e alta performance.

Daqui para adiante, o que se pode esperar deste imponente veículo de comunicação e aproximação, além de arsenal ostensivo para empresas, negócios e governos, é a auto superação constante.

Com será o futuro com a internet? O que ela poderá fazer pelo mundo? Você consegue imaginar como estaríamos hoje sem essa tecnologia?

Fica aqui a oportunidade para refletir e participar com sua opinião. Afinal, a internet é que nos proporciona redigir este artigo e também compartilhar para o mundo tão rápido quanto piscamos durante a leitura do texto.

Parabéns internet, principalmente por proporcionar encontros, reencontros, autonomia… e quem sabe no futuro ter como único propósito trazer notícias positivas e de esperança.

#internet

#aniversário

Responder