Será que o protetor solar impede absorção de Vitamina D do sol? É o que veremos neste artigo. Acompanhe!

É indiscutível a importância da Vitamina D para o organismo humano, relevante também é reforçar que tomar sol é a ação mais promissora para repor o composto.

Entre todas as funções da Vitamina D, podemos encontrar algumas vitais como sua performance para que o cálcio consumido seja absorvido e na sequência distribuído para crescer e fortalecer ossos.

Em síntese, a Vitamina D é um esteroide hormonal que interfere em processos metabólicos como por exemplo, controlar a glicose e evitar acúmulo de gordura corporal.

É também atribuída a essa vitamina a função de manter o sistema imunológico funcionando, inclusive, para evitar que células cancerígenas se proliferam.

Por outro lado temos o grandioso, imponente e magnânimo sol, ou o progenitor da Vitamina D, já que não podemos contar com alimentos para traze-la até nosso organismo.

A dúvida então é:

… Se ao usarmos protetor solar estaríamos não aproveitando o sol para obter Vitamina D?

Sobre isso temos opiniões divergentes, as quais vamos relatar a seguir.

Protetor impede a absorção de Vitamina D do sol – duas situações a considerar

Na  nossa pesquisa em dois sites relevantes, podemos confrontar duas opiniões diferentes sobre o tema.

Uma, é a análise é do médico, pesquisador e professor Cícero Galli Coimbra, que já disse que o protetor solar (mesmo com fator baixo) pode inibir a captação de Vitamina D do sol em mais de 90%. (1)

Porém, um estudo bem mais recente (2017) e comentado no II Simpósio Nacional de Cabelos e Unhas, cujos autores da pesquisa são dermatologistas renomados renomados em conjunto com a Universidade Federal Fluminense, demonstrou que o protetor solar, de forma alguma, influencia para bloquear a absorção de Vitamina D. (2)

Contudo, ambas referências afirmam que a exposição diária de pelo menos 20 minutos já é uma importante forma de garantir vitamina D e evitar uma série de complicações, desde ganhos em peso até ter o sono prejudicado.

Diante disso, o que podemos dizer ao certo é que precisamos mesmo do sol, e com disciplina, principalmente respeitando os horários recomendados para exposição que são:

  • De manhã até 10 horas (*)
  • De tarde após as 16 horas (*)

Estaremos trazendo para nossa vida todas as benesses da Vitamina D!

É importante ainda, lembrar que você não precisa se despir para tomar sol, tão pouco colocar todo o corpo sob os raios, basta andar, sentar e proteger o rosto se preferir.

Gostou das dicas?

Então reserve, todos os dias, alguns minutos para adorar o deus Sol, estrela brilhante que ilumina, mesmo trevas profundas e ainda nos faz um bem imenso!

 

(1) https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17222-especialistas-esclarecem-12-duvidas-sobre-a-vitamina-d.(2) https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,producao-de-vitamina-d-nao-e-prejudicada-pelo-uso-do-protetor-solar-diz-pesquisa,70002306009.

(*) verificar horário de verão

 

 

Responder