Qual é a idade certa para crianças navegarem sozinhas na internet você saberia responder?

Navegar na internet é um hábito intrínseco no estilo de vida pós-modernidade o qual já criou raiz até mesmo entre pessoas muito jovens.

Jovens demais, digamos…

Não é nada incomum crianças muito pequenas (3, 4 anos) debruçadas em cima de um tablet, celular ou outro aparelho que permita-lhe interagir com a internet.

Sabe-se que 60% ou mais das crianças presentes na faixa etário 7 – 12 anos estão sendo expostas a redes como WhatsApp, Twitter e Facebook, sem qualquer tipo de supervisão.

O que fazem essas crianças?

Ao certo ninguém sabe, pois como dito, pais e/ou responsáveis estão ausentes.

Mas, de acordo com algumas pesquisas, desde bisbilhotar no Google sobre sexo, como fazer isso ou aquilo, até conversas com adultos totalmente desconhecidos, são situações muito frequentes.


Qual seria a idade certa para crianças usarem sozinhas a internet

Assim como muitas coisas não podem ser permitidas à crianças e adolescentes, como por exemplo, ficarem sozinhos em casa, comprar itens restritos, viajar, etc. acessar a internet também não é liberado.

Do ponto de vista psicológico, menores de 14, na maioria das vezes não estão aptos para ficarem entregues a cuidados própios, obviamente muito diferente da realidade da sociedade atual.

Sendo assim, nenhuma criança com idade inferior a pelo menos 12 anos também não poderia acessar a rede virtual sem um adulto estar ao seu lado enquanto permanecer online.

De acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente  e do Código Penal, existe punição severa para quem abandonar, igualmente não proteger ou orientar um menor.

E isso, serve também para quem acredita que o ambiente virtual não oferece perigos ou que confia cegamente que nada de mal poderá acontecer a criança.N

 Navegar na internet é perigoso 

 

Ver uma criança fazendo buscas aguçadas, com olhos ‘parados’ na tela do computador, ou demonstrando extrema curiosidade e, principalmente, quieta e distante…. nem sempre é significado de que está tudo bem.

E é por isso, que uma criança jamais deve ser deixada a vontade para acessar a internet, principalmente se estiver sozinha em casa.

Porque o perigo, muitas vezes é silencioso…

Responder