Uma das comidas preferidas dos brasileiros, a pizza, graças ao seu sabor e sua versatilidade, é um sucesso. Mas uma pergunta sempre fica: afinal de contas, quem inventou a pizza?

A paternidade da pizza é algo que gera muito discórdia. Sabe-se que ela é extremamente antiga, e atribui-se a honra de quem inventou a pizza aos egípcios, há 6000 anos antes de Cristo.

Mas, é claro que ela é bastante diferente do que conhecemos hoje. Na verdade, não só entre os egípcios, mas entre os hebreus também era comum o consumo do “pão de Abraão”.

Este pão achatado, também chamado de “piscea”, era comumente recheado com alimentos encontrados na região, como figos, tâmaras ou carne de carneiro.

A evolução da Pizza

É claro que não existe alguém específico para se responder a pergunta “quem inventou a pizza”. O mais coreto é dizer que ela foi evoluindo com os tempos.

6 séculos antes de Cristo, os soldados do Rei Dario assavam sobre seus escudos uma massa semelhante à pizza e, três séculos depois acredita-se que os fenícios adicionaram cobertura de carne e cebola.

No século A.C. o poeta Virgílio descreve algo que parece uma pizza, um prato que consiste em um pão achatado, sem fermento e coberto de azeite , alho, queijo seco e ervas.

A Pizza Moderna

Nós fazemos a pergunta “quem inventou a pizza”, quando na verdade devíamos fazer : “quem inventou a pizza do jeito que conhecemos?

Esta honra se deve aos napolitanos, que adquiriram o gosto pelo pão achatado com os árabes e, com a chegada do tomate das Américas, passaram a utilizá-lo naquilo que seria conhecida como Pizza.

Somente há pouco mais de 100 anos que os registros dos padeiros napolitanos apontam para as primeiras pizzas, feita com mussarela, tomate e orégano.

E, com a Segunda Guerra Mundial, os americanos levaram este prato delicioso ao conhecimento de todo o mundo.

Uma Harmonização para pizza

Agora que está respondida a questão de quem inventou a pizza, que tal uma boa harmonização para saborear uma?

Vamos harmonizar com uma pizza bem tradicional, a pizza de mussarela. O melhor vinho para acompanhá-la é um bom Merlot.

Comko o queijo tem uma prevalência de gordura e sal, vinhos com poucos taninos e uma alta acidez são os ideais.

Então, um Merlot, oriundo da Serra Gaúcha, é uma boa pedida. Se prefere um vinho branco, então o que procura é um Chardonnay encorpado, com notas levemente amanteigadas.

Mas… pizza com refrigerante ou mesmo cerveja não deixa de ser uma boa combinação, não acha?

Espero que este post tenha solucionado sua dúvida de quem inventou a pizza, mas, para comer A  MELHOR PIZZA DE OURO BRANCO, não tenha dúvidas..

Visite Dona Chica! Acesse o site e confira!

Responder