O mundo possui recursos limitados. E nós temos que saber aproveitá-los da melhor forma possível. Por isso que a autossustentabilidade é um tópico que ganha cada vez mais relevância.

Autossustentabilidade é a capacidade e a prática de prover todas as necessidades, suas e de sua casa, com o mínimo de ajuda de recursos externos.

Porque estes recursos externos são geralmente obtidos de uma maneira predatória ou industrial, e causam danos relevantes à natureza ou a sociedade.

Pensar em cultivar a própria comida, gerar energia, são atitudes que favorecem significante a diminuição do custo de vida   e também fazem um grande favor ao meio ambiente.

Por isso neste post vamos dar algumas dicas para você começar esta jornada rumo à auto sustentabilidade.

Que, além de fazer bem à mãe terra, também promove benefícios a sua saúde e ao seu bolso.

Motivos para a Autossustentabilidade não faltam

  • Estar preparado: A autossustentabilidade também inclui autossuficiência. Isto significa que vai estar preparado para qualquer ocasionalidade catastrófica que possa vir a ocorrer;
  • Consciência social: Ser sustentável quer dizer que vai evitar corporações que exploram os seus funcionários e vai consumir alimentos que estejam mais próximo de sua casa, evitando o uso de combustíveis fósseis;
  • Motivos pessoais: A saúde integra este fator. A auto sustentabilidade propicia uma alimentação mais saudável, além da possibilidade de aprender novas habilidades;
  • Meio ambiente: As práticas auto sustentáveis visam, antes de tudo, a preservação da natureza e um relacionamento mais consciente com ela. A redução da produção de lixo e a diminuição da poluição são só alguns benefícios atingidos por esta atitude.

Começando o seu Caminho para a Autossustentabilidade

Basicamente, a prática da #autossustentabilidade envolve poder se manter de forma independente de suporte externo.

Não restam dúvidas que para isso necessitamos mudanças: De pensamento, de atitudes, e de posturas que vão se modificando gradualmente.

Vamos então analisar quais são os primeiros passos para conseguirmos alcançar a sustentabilidade própria.

1 – Seja Frugal

É necessário fazer disciplina financeira que nos permita fazer um comprometimento com a frugalidade.

Isto significa abdicar de alguns luxos que são desnecessários no nosso dia a dia.

O quanto de Tv a cabo você assiste que justifique este gasto? Ela é realmente necessária? Estas e outras perguntas devem ser feitas visando reduzir o consumo.

Comprar itens duráveis de alta qualidade também faz parte deste processo. Desta maneira, você vai driblar a obsolescência e economizar dinheiro.

2 – Plante um jardim

Essencial para quem visa uma vida mais simples. É muito fácil, qualquer um pode fazer e nem precisa de tanto espaço assim.

Se você mora em um ambiente pequeno, pequenas ervas podem ser plantadas, como manjericão e alecrim, e que já podem ser usadas nos seus pratos.

Se possui mais espaço, pode pensar em cultivar hortaliças ou frutas e vegetais que demandem mais espaço, como tomates. E nada se compara ao sabor de uma comida fresca.

3 – Pense a longo prazo

É importante pensar em um plano prático que se adeque à fase da vida que você se encontra.

Montar um projeto de autossustentabilidade aos 50 anos é diferente do que um aos 20.

Seja razoável e honesto de acordo com suas habilidades e com o que realmente você quer realizar.

Isto pode permitir fazer planos mais ambiciosos, como pensar em energia renovável, reaproveitamento de água e a criação de adubos orgânicos.

4 – Volte ao básico

Faça esta experiência ser prazerosa para você. Práticas de auto sustentabilidade podem reduzir o stress e aumentar sua qualidade de vida, por simplesmente nos voltarmos ao que é mais básico em nossa vida.

As seis esferas principais da autossustentabilidade são: água, abrigo, comida, energia (incluindo transporte), finanças e comunidade.

Estas esferas tem que ser trabalhadas de acordo com a sua situação, suas paixões, habilidades únicas e possibilidades financeiras.

Comece pelas coisas mais simples, e vá avançando gradualmente neste comportamento.

Quem sabe usar mais a bicicleta ao invés do automóvel, levar a sério a reciclagem ou mesmo economizar mais energia elétrica e água…são ações que você pode implantar na sua rotina neste momento!

A autossustentabilidade pode ser recompensadora e pode se tornar um hábito que vai mudar a maneira que enxerga a vida e o mundo à sua volta.

Que tal começar agora mesmo? O planeta agradece!

Responder

  1. Portal Ouro Branco Proprietario del Listado

    Criamos e desenvolvemos o seu website.
    Pode ser uma loja, aplicativo ou um blog.
    Monetize-os! Saiba como aqui!
    Hospedagem em servidor potente. https://ZHost.io
    Conheça!
    Gerencie o seu próprio conteúdo. Ser prático e eficiente.
    Postagem simultânea no site de busca Google? Sim, isso é uma realidade.
    Listagens no Google e aqui no Portal Ouro Branco fazendo a diferença no seu negócio.
    Anuncie no Portal e no Google.
    Faça contato. https://ourobranco.net/