A cada dia que passa, nós percebemos mais a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar, concorda?

Se exercitar é, por si só, o caminho para curar diversas doenças.

De fato, praticar exercícios físicos ou ter atividades que exijam do corpo um pouco de esforço, diariamente, ajuda de maneira decisiva na longevidade.

Segundo um estudo da Universidade católica de Pelotas, com amostragem de 863 pessoas, a prática de atividades físicas aumenta consideravelmente o nível de qualidade de vida.

E não melhoram apenas dentro de um escopo da saúde física, mas também em aspectos psicológicos e cognitivos. O estudo pode ser encontrado neste link

Então vamos olhar mais de perto os motivos que tornam a atividade física fundamental para uma vida mais saudável e feliz.

A importância da atividade física

  • É uma proteção contra doenças cardiovasculares

Não é nenhuma novidade que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte atualmente.

A tendência de aumento deste tipo de doença, até 2030, é de aumentar 9,9%. Mas a possibilidade reduz muito quando se pratica atividades físicas.

  • Auxilia na perda de peso

Realizar atividades físicas é, sem dúvida, a melhor maneira de perder peso. Se você está com sobrepeso, ou com obesidade, é melhor começar a se exercitar.

Isto vai permitir que convertam as calorias em excesso em energia utilizável para diversas funções celulares.

Sem dizer que vai se prevenir de muitas doenças relacionadas à obesidade.

  • Reduz o risco de diabetes do tipo 2

Diabetes é uma condição nas quais as suas células não conseguem utilizar glicose e convertê-la em energia utilizável.

O corpo acaba se tornando resistente à insulina ou não produzindo insulina suficiente. A insulina é um hormônio que ajuda a célula a ingerir glucose a partir da corrente sanguínea.

Quando isto acontece, a glucose excedente é armazenada como gordura. A atividade física pode reduzir o risco de diabetes de 20 a 30%.

  • Fortalece músculos e ossos

Depois dos 30 anos, você começa a perder massa muscular e densidade dos ossos. Isto pode causar problemas como dor nas articulações e osteoporose.

A atividade física, principalmente em treinos de força aumenta a densidade mineral dos ossos, e aumenta não só a massa muscular como a resistências dos músculos.

  • Reduz o estresse

Se você estiver estressado, devia se exercitar mais. Atividades físicas ajudam a dormir melhor e melhora as funções fisiológicas.

Também elimina o excesso de toxinas que poderiam levar a outras doenças.

Quando se sentir em momentos de estresse muito grande, dê uma caminhada ou suba na bicicleta e pedale alguns quilômetros, e você vai permitir uma mudança no seu humor.

  • É um excelente tratamento para depressão e ansiedade

É preciso considerar a depressão e ansiedade como problemas de saúde, e não ignorá-los. Além de procurar um médico, praticar atividades físicas é o ideal para tratar destes problemas.

Se exercitar libera serotonina um hormônio que está relacionado com o sentimento de prazer e satisfação.

  • Diminui a pressão alta

Pressão alta pode levar a um ataque cardíaco, derrame, ou até mesmo morte. Isto é causado graças a maus hábitos alimentares, uma vida sedentária ou até mesmo genética.

Se você sofre de hipertensão ou pressão alta, além da dieta, tem que começar a realizar atividades físicas.

Um estudo feito com cerca de 800 pessoas com pressão alta por seis meses, se exercitando de 30 a 60 minutos, de 3 a 7 dias por semana diminuíram a pressão sanguínea sistólica de forma significativa.

  • Reduz o risco de câncer

Praticar atividades físicas regularmente não apenas ajuda a reduzir o risco de câncer como tem um efeito positivo em pessoas que estão se tratando dele.

Estes são só alguns motivos de porque você deveria começar a praticar atividades físicas agora mesmo.

Como vê, não é uma questão de estética, mas também de saúde.  Que tal começar agora?

Responder